J'accuse

Passados mais de 100 anos depois do famoso Caso Dreyfus* - uma França dividida entre os dreyfusard e os anti-dreyfusard, entre os liberais e os anti-semitas - surge um novo caso similar: a equipa técnica da selecção gaulesa, incluindo o seu seleccionador Laurent Blanc, planeava a introdução de quotas, limitação a 30% dos jogadores de origem africanas, caribenhas, etc nos centros de formação; segundo os seus defensores era um plano para promover jogadores de "cultura e história francesa". 

 

Porventura terão esquecidos que a história francesa de futebol foi construída pelos pés de Zidane, descendente argelino, de Platini, descendente italiano, de Henry, Tigana, Thuram, Vieira...

 

Para já sabe-se que o seleccionador francês foi ilibado de qualquer responsabilidade porquanto seria a sua primeira reunião desse tipo, e não teria qualquer opinião quanto a esse assunto nem qualquer projecto.

 

Nenhuma opinião? Uma orientação xenófoba não pode ser tratada de um modo neutral, deveria ter recusado de imediato, apresentado a sua oposição clara e sem rodeios. O mero ponderar de uma outra solução deveria implicar a sua imediata demissão do cargo que ocupa, bem como a demissão da própria estrutura da federação. 

 

 

 

 

 


 

* Entre diversas consequências originou a criação da Volta à França em Bicicleta

publicado por CRG às 14:33 | link do post | comentar