O outro lado

Mas será que nunca se atinge o nível ideal do que quer que seja? E eu até sou bastante consciente no que toca às questões ambientais, já acreditei mais numa solução, é verdade, mas não deixo de reparar nos desperdícios ou pensar em formas de os controlar. Começo, apesar de tudo, a achar que há uma certa perseguição porque, ao que parece, umas das questões actuais no que toca à poluição é o turismo. Agora os grandes senhores que protegem o verde que ainda resta neste mundo querem controlar o volume de viagens de avião que conheceu um aumento exponencial nos últimos tempos sobretudo, dizem eles, devido ao nascimento e desenvolvimento das low-cost. E é justo. O avião é um meio de transporte altamente poluente, a minha dúvida, ou inquietude se preferirem ;), é porque não se fala no aumento do volume de viagens de avião quando estas são relacionadas com os negócios em geral e não o negócio particular do turismo. Ou ninguém repara nas crescentes viagens de e para a China e Índia (entre outros destinos) ou no desenvolvimento das respectivas economias motivadas, em grande parte, por interesses e investimentos ocidentais? Ou será que o nosso interesse nessas economias emergentes não tem a sua quota parte de contribuição para os tão falados e apocalípticos gases que provocam o efeito de estufa?! Não falando nas viagens de cá para lá e de lá para cá que se fazem dentro do continente europeu sob os auspícios de formações e apresentações e feiras disto e daquilo...

Porque será que sempre que encontramos algo que nos satisfaz de alguma forma descobrimos ao mesmo tempo, ou com um ligeiro atraso, o outro lado? E porque é que há sempre duas faces de um mesmo assunto?

 

Ps: Sim, eu tenho interesses particulares nisto das viagens : )

 

Ps2: Pelo que percebo o Al Gore ‘ganhou’ o Nobel pela mensagem do documentário 'Uma verdade inconveniente’ . É de mim ou ele andou a percorrer meio mundo de avião? (e acho que também teve uma conta de luz astronómica,  o que vale é que ele, além de defender o ambiente, tem dinheiro para pagar as contas...)

publicado por ainquietudedesofia às 20:38 | link do post | comentar