O estrangeiro

Questionado sobre o esquema que a Google montou para poupar milhares de milhões de euros em impostos, EricSchmidt afirmou que "isso chama-se capitalismo". Sendo um esquema legal é visto pela generalidade das pessoas com uma certa bonomia. Com efeito, os seus defensores dizem candidamente que no fundo as empresas apenas estão a defender os seus interesses, o que é perfeitamente legítimo.

 

Ora, o que não é compreensível é que os trabalhadores se sintam envergonhados por defenderem os seus interesses. Nem faz sentido o argumento de que certos trabalhadores já têm muitos privilégios; ou ainda, de que esses têm muito sorte, outros trabalhadores, coitados, não tem esses direitos nem podem fazer greve? E então a Google já não tem lucros elevadíssimos? E a Odesigualdade existente entre a Google e as outras empresas que não possuem os meios para criar os esquemas necessários para pagarem menos impostos?

 

A sociedade vive do confronto de interesses antagónicos e a sua evolução depende da forma como esse confronto se resolve. E, esse resultado não será certo ou errado, apenas será. 

publicado por CRG às 16:41 | link do post | comentar