No taxation without representation

Na ficcional República de San Lorenzo, o culto da religião "Bokonismo" é punida com pena de prisão. E, no entanto, todos os seus habitantes são praticantes do bokonismo, inclusivelmente o seu ditador.
Conforme parodiado por Vonnegut a criminalização de determinado comportamento é por si só insuficiente para que a sua pratica deixa de existir. Fiscalização e assimilação das normas por parte da sociedade são factores bem mais preponderantes: Teoria das Janelas Partidas.
As formas de evitar a evasão fiscal passam, assim, por um uso criterioso e produtivo dos fundos públicos e, sobretudo, por um cumprimento pontual do contrato social, o que não tem sucedido, por exemplo quando o nosso "de facto" 1º Ministro afirma que o subsídio de desemprego será apenas para quem precisa.
Um Estado que não actua de modo sério produz um manto de cinismo sobre os cidadãos: perante o não cumprimento do Estado é mais do que natural que o vínculo se rompa e, em sentido contrário, o seu cumprimento fortaleça esse vínculo. 
publicado por CRG às 17:40 | link do post | comentar